quinta-feira, 26 de agosto de 2021

A Invasão Viking na Escócia e o Livro A Promessa do Inimigo

 


A invasão dos vikings à Escócia, aconteceu entre o século 8 ao 15. Essas invasões foram realizadas principalmente pelos vikings noruegueses.
Os territórios controlados pelos vikings incluíam as ilhas do norte de Orkney e Shetland, as Hébridas, as ilhas de Firth of Clyde e territórios continentais associados, incluindo Caithness e Sutherland. Os registros sobre esse período não é muito vasto, a saga Orkneyinga é a principal fonte de informação, às vezes contraditória, embora a arqueologia moderna esteja começando a fornecer um quadro mais amplo da vida durante este período.
Existem várias teorias que abordaram o processo de colonização inicial, embora seja claro que as Ilhas do Norte foram as primeiras a serem conquistadas pelos vikings e as últimas a serem abandonadas pela coroa norueguesa. O governo de Thorfinn Sigurdsson no século 11 incluiu a expansão bem no norte da Escócia continental e este pode ter sido o apogeu da influência dos vikings. A obliteração de nomes pré-nórdicos nas Hébridas e nas Ilhas do Norte e sua substituição por nomes nórdicos foi quase total, embora o surgimento de alianças com os falantes nativos de gaélico tenha produzido uma poderosa cultura nórdica-gaélica que teve ampla influência na Escócia.
Uma expedição malfadada de Haakon Haakonarson no século 13 levou à renúncia das ilhas do oeste à coroa escocesa e em meados do século 15, Orkney e Shetland também foram transferidas para o domínio escocês. Apesar da visão negativa das atividades dos vikings, realizadas na imaginação popular, a expansão nórdica pode ter sido um fator no surgimento do reino gaélico de Alba, o precursor da Escócia moderna, e nas conquistas comerciais, políticas, culturais e religiosas dos períodos posteriores de governo nórdico.



A Promessa do Inimigo se passará a partir de 1251, durante o reinado do rei norueguês Haakon Haakonarsson. A mando do rei, o mocinho irá para Wick, no norte da Escócia, para saquear e tomá-la, suas ordens são para exterminar todos os escoceses de Wick para se tornar um condado viking. Mas haverá um empecilho para ele cumprir essa ordem. A filha do conde de Wick é a garota que o salvou anos atrás. E agora o que ele fará? Cumprirá a ordem do seu rei ou seguirá o seu coração?

Em breve falarei mais sobre o livro.
Até o próximo post.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar. Assim que der responderei seu comentário. Deixe a URL do seu blog para que eu possa lhe fazer uma visitinha. Beijos!!!!