domingo, 18 de setembro de 2016

Série As Crônicas Saxônicas - Bernard Cornwell


Resolvi fazer um post sobre essa série que é uma das minhas queridinhas. Sou apaixonada pela história de Uthred de Bebbanburg e pela escrita de Bernard Cornwell. 
Ontem comprei o nono livro da série pela Amazon, vou começar a ler hoje e logo farei uma resenha.
O Bernard sabe como nos levar para dentro de suas histórias com a perfeição de sua escrita. Sempre que leio um livro da série Crônicas Saxônicas me sinto vivendo cada aventura ao lado de Uthred. Quem já leu a série sabe o que estou falando.
Para quem ainda não conhece(o que acho difícil) vou apresentar os dez livros da série. Isso mesmo, já saiu o décimo, mas ainda não chegou ao Brasil, acredito que seja lançado no Brasil no final do primeiro semestre de 2017. Vamos ter que esperar. Para mim esse é um dos mais aguardado porque vai falar sobre a Escócia e o rei Constantino. Já estou ansiosa para ler.

 1º livro - O último Reino (2006)


O Último Reino é o primeiro romance de uma série que contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.

2º livro - O Cavaleiro da Morte (2007)


O Cavaleiro da Morte” é um belíssimo relato de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. O livro começa no dia seguinte aos eventos de O último reino, primeiro volume da série.
São tempos terríveis para os saxões. Derrotados pelos vikings, Alfredo e seus seguidores sobreviventes procuram refúgio em Æthelingæg, a região a que ficou reduzido o reino de Alfredo. Aí, encobertos pela neblina, viajam em pequenos barcos entre as ilhas na esperança de se reagruparem, e encontrarem mais apoio.
Ao reunir o Grande Exército, os vikings têm apenas uma ambição: conquistar Wessex. Quando atacam em uma escuridão impiedosa, Uhtred se vê surpreendentemente do lado de Alfredo. Aliados improváveis: um rei cristão devoto e um pagão que vive da espada. Alfredo é um erudito; Uhtred, um guerreiro cheio de arrogância. No entanto, a desconfortável aliança é forjada e os conduzirá dos pântanos para a colina íngreme, onde o último exército saxão lutará pela existência da Inglaterra.
Uhtred é um saxão cuja herança foi usurpada. Está à deriva num mundo de fogo e traições e precisa fazer uma escolha: lutar pelos vikings, que o criaram, ou por Alfredo, rei dos saxões, que o odeia.
São tempos terríveis para os saxões. Derrotados pelos vikings, Alfredo e seus seguidores sobreviventes procuram refúgio em Æthelingæg, a região a que ficou reduzido o reino de Alfredo. Aí, encobertos pela neblina, viajam em pequenos barcos entre as ilhas na esperança de se reagruparem, e encontrarem mais apoio.
Ao reunir o Grande Exército, os vikings têm apenas uma ambição: conquistar Wessex. Quando atacam em uma escuridão impiedosa, Uhtred se vê surpreendentemente do lado de Alfredo. Aliados improváveis: um rei cristão devoto e um pagão que vive da espada. Alfredo é um erudito; Uhtred, um guerreiro cheio de arrogância. No entanto, a desconfortável aliança é forjada e os conduzirá dos pântanos para a colina íngreme, onde o último exército saxão lutará pela existência da Inglaterra.
O CAVALEIRO DA MORTE é o segundo volume das CRÔNICAS SAXÔNICAS, série que apresenta a história do lendário Alfredo, o Grande, e de seus descendentes. Bernard Cornwell tece um belíssimo relato de lealdade dividida, amor relutante e heroísmo desesperado.

3º livro - Os Senhores do Norte (2008)


Depois de lutar ao lado do rei Alfredo na batalha que assegurou Wessex como único reino independente da Inglaterra, Uhtred decide retornar à Nortúmbria, em busca da irmã de criação. No entanto, o jovem encontra um cenário desolador, uma aterra assolada pelo caos e barbárie. Ele se alia então a Guthred, ex-escravo determinado a se tornar rei da Nortúmbria. Juntos, seguirão até Dunholm, em busca da cabeça do senhor viking Kjartan.

4º livro - A Canção da Espada (2008)


A legião de leitores de Cornwell não para de enviar e-mail e cartas à editora para cobrar o lançamento deste livro. O quarto volume das Crônicas Saxônicas dá prosseguimento à saga de Uhtred, o guerreiro saxão relutante em se aliar a Alfredo, o Grande. Neste livro, ambientado cinco anos após os acontecimentos narrados em Os senhores do norte, o leitor é testemunha de como o exército de Alfredo expulsa os dinamarqueses de Londres. O reino de Wessex resistiu aos inúmeros e violentos ataques dos vikings. Agora, com Uhtred na liderança, os saxões do oeste dão início à campanha que culminará na fundação de um novo reino chamado Inglaterra.  

5º livro - Terras em Chamas (2010)


O rei Alfredo está com a saúde debilitada. Seu herdeiro ainda é muito jovem. Seus inimigos, os dinamarqueses, fracassaram em tomar Wessex, mas agora a vitória parece iminente. Lideradas pelo brutal Harald Cabelo de Sangue, as hordas vikings atacam. Mas o rei tem Uhtred, que inflige aos vikings uma de suas maiores derrotas.
No entanto, o gosto da vitória inglesa é ofuscado por uma tragédia que leva Uhtred a jurar jamais servir o reino saxão novamente. Agora o sonho de retomar as terras que lhe são de direito na Nortúmbria parece mais próximo. E para alcançar seu objetivo, o guerreiro se une ao amigo Ragnar e ao antigo inimigo Haesten para tomar Wessex.
Mas o destino tem outros planos. Os dinamarqueses de Ânglia Oriental e os vikings da Nortúmbria pretendem conquistar toda a Inglaterra. A filha de Alfredo então implora pela ajuda de Uhtred e o guerreiro, incapaz de dizer não, toma a frente do exército derrotado da Mércia, rumo a uma batalha inesquecível num campo encharcado de sangue junto ao Tâmisa.

6º livro - Morte dos Reis (2012)

O amado rei Alfredo está em seu leito de morte. Vendo os dias do soberano se aproximarem do fim, a nobreza saxônica está inquieta: o herdeiro ao trono, príncipe Eduardo, não tem a mesma popularidade do pai, e seus inimigos são numerosos. Enquanto candidatos à coroa surgem a todo o momento, os vikings, antigos adversários dos saxões, se preparam para aproveitar a instabilidade em Wessex e atacar o reino rival. Mas Alfredo fará de tudo para garantir que a paz que instaurou em seu reino perdure após sua morte. Para isso, ele conta com Uhtred, guerreiro saxão que o serve há anos. A relação de desconfiança e admiração estabelecida entre o rei e o saxão tornou-se ainda mais complexa depois que Uhtred conquistou a filha de Alfredo, Æthelflaed, mulher casada que se tornou sua amante. É vontade do rei que Uhtred jure lealdade a Eduardo, mas o guerreiro tem outros planos: expulsar definitivamente a ameaça viking da Britânia. Sua obstinação o levará a confrontar velhos inimigos e ressuscitar antigas rivalidades. Cada passo em seu caminho parece esconder uma cilada e, para sobreviver a uma das maiores crises do reino de Wessex, Uhtred precisará da ajuda de todos os seus amigos. Porém, em tempos difíceis, a linha entre a lealdade e a traição torna-se cada vez mais tênue

7º livro - O Guerreiro Pagão (2014)


Após um incidente envolvendo um abade, Uhtred, um dos últimos senhores pagãos entre os saxões, se vê atacado pela Igreja e por seus seguidores. Sem suas terras e com poucos homens, tudo que lhe resta é colocar um ousado plano em prática: recuperar Bebbanburg, a fortaleza onde cresceu e que foi tomada por seu tio. Porém, o que Uhtred não sabe é que sua missão pessoal vai colocá-lo num ardil capaz de reacender o confronto entre saxões e dinamarqueses, que pode selar de uma vez por toda o destino da Britânia e de sua rivalidade com Cnut.


8º livro - O Trono Vazio (2015)




As forças de Wessex e da Mércia se juntaram para combater os dinamarqueses, mas a instabilidade da união e a ameaça dos ataques dos reinos pagãos vizinhos são um perigo para a Britânia, pois Æthelred, o senhor da Mércia, está à beira da morte e não tem herdeiros, o que abre caminho para disputas pelo trono. Uhtred de Bebbanburg, o maior guerreiro da Mércia, sempre apoiou a senhora Æthelflaed para que se tornasse a sucessora do trono, mas será que a nobreza aceitará uma mulher como líder? Mesmo ela sendo a viúva de Æthelred e irmã do rei de Wessex? Enquanto os mércios travam brigas internas e os saxões ocidentais tentam anexar o reino aliado, novos inimigos surgem na fronteira norte. Os saxões precisam desesperadamente de uma liderança forte, mas, em vez disso, lutam por um trono vazio, ameaçando arruinar todos os esforços para unir e fortalecer seu reino.

9º livro - Guerreiros da Tempestade (2016)

 
Neste aguardado nono volume da saga Crônicas Saxônicas, deveres familiares e lealdade aos seus guerreiros estarão em conflito. Os filhos do falecido rei Alfredo, Eduardo e Æthelflaed já dominam a maior parte do território saxão. Seus exércitos conquistam e garantem a soberania por onde passam. Mas isso não impede que os incansáveis nórdicos realizem constantes ataques aos seus reinos. Uhtred de Bebbanburg comanda a guarnição do burh de Ceaster, uma poderosa fortaleza no norte da Mércia construída pelos romanos. O poder da senhora Æthelflaed na região se expande, o que atrai olhos cobiçosos. Ragnall, o Cruel, reúne forças irlandesas e nórdicas no maior exército que jamais ameaçou o universo saxão. Com isso, a solução de Æthelflaed é colocar suas forças no interior de Ceaster para resistir aos ataques inimigos. Porém, quem será capaz de manter Uhtred entre as paredes de um burh quando sua filha, casada com Sigtryggr, irmão e inimigo de Ragnall, é colocada em perigo? Na luta entre deveres familiares e lealdade aos seus guerreiros, entre ambições pessoais e compromissos políticos, não há um caminho fácil. Mas um homem com a coragem de um verdadeiro guerreiro é capaz de trilhá-lo. Este homem é Uhtred, e este momento é decisivo para seu destino. 

10º livro - The Flame Bearer (2016) (ainda não foi lançado no Brasil. Capa somente em inglês)



"A partir do dia em que foi roubada de mim eu tinha sonhado de recapturar Bebbanburg. A grande fortaleza foi construída sobre uma rocha que era quase uma ilha, que era enorme, ela só poderia ser abordada em terra por uma única faixa estreita - e era minha."A Grã-Bretanha estava em um estado de paz inquieta. O governante Viking da Northumbria, Sigtryggr e de Mercia Saxon, a Rainha Etelfleda, concordaram com uma trégua. E assim o maior guerreiro da Inglaterra, Uhtred, finalmente tem a chance de retomar a casa de seu tio traidor que roubou dele tantos anos atrás - e que seu primo intrigante ainda ocupa.Mas o destino é inexorável e os inimigos Uhtred tem feito e os juramentos que ele jurou se combinam para distraí-lo de seu sonho de recapturar Bebbanburg. Novos inimigos entrar na luta por reinos da Inglaterra: O rei Constantino da Escócia aproveita uma oportunidade para a conquista e leva seus exércitos para sul. A paz precária da Grã-Bretanha ameaça se transformar em uma guerra de aniquilação.Mas Uhtred é determinado, nem os novos inimigos, nem os velhos inimigos que combinam contra ele, irá mantê-lo longe de seu direito de nascimento. Ele é o Senhor de Bebbanburg, mas ele vai precisar de todas as habilidades que aprendeu na vida da guerra para fazer o seu sonho realidade.

Muito ansiosa por esse último livro.

Então é isso aí, meus amores. Esses são os 10 livros que Bernard Cornwell escreveu até agora da série As Crônicas Saxônicas.
Com certeza é uma série que eu recomendo. E assistam a série que também é muito boa.
E venha lutar atrás da parede de escudo junto com Uhtred

Me respondam, já leram a série? Gostaram? Gostaria muito de saber. E qual é a série de livros que vocês mais gostam?

Até o próximo post.


 
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

19 comentários:

  1. Já li a série td.
    É tbm uma das minhas favoritas.
    Gostei mt do post.
    Qro mt ler o último.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito boa e bem contada, não é mesmo, Sergio?

      Excluir
  2. Não gosto muito de ler livros com uma sequencia muito grande.
    10 livros é muita coisa, e olha que nem é o último.
    Sou louca para ler Games of thrones mas é muito livros e o autor nao sabe nem quando vai terminar a história. Não aguento nao.
    Mas para quem gosta parece ser bem legal.
    Tenha uma ótima semana, Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lídia, a história é tão boa que você lê os livros bem rapidinho. O chato é que temos que esperar pelos lançamentos. Mas o Bernard é rápido, tem ano que ele lançou até dois livros da série.

      Excluir
  3. Oi Marcia, tenho uma predileção especial por esse tipo de história. E Bernard Cornwell é mestre nesse estilo. Por enquanto só li o primeiro livro, O Último Reino, e adorei.

    A série de livros que eu mais gostei de ler foi A Torre Negra de Stephen King.

    Beijos/Parabéns pela postagem que ficou ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosa!
      Essa é minha série favorita, ainda não encontrei algo que eu possa dizer: eu gosto, mas... Sem nenhum "mas". A Torre Negra? Acho que ainda não conheço.

      Excluir
  4. Oi.
    Eu gostei da premissa do livro, mas não curto muito e as tipo de livro, gostei do post, mas no momento essa não é uma leitura para mim não.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  5. Não li, Márcia. Mas quanta trama, hein! Parece interessante. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante, Sérgio.
      Tem muitas batalhas, vikings e tramas. Eu adoro essa série.

      Excluir
  6. Oie, Márcia.
    Adoreiii seu blog.
    Sempre é bom conhecer novas autoras nacionais. Nosso mercado nacional está carente de bons autores.
    Li todos os livros, eu adoroooo essa série. Como você estou ansiosa para ler o dez. Diz que é o último.
    Eu sou xonadinha pelo Uhtred. É o meu personagem favorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, Clarice.
      Me apaixonei pelo menino, pelo rapaz, pelo homem e agora pelo velho Uhtred.

      Excluir
  7. Bernard Cornwell é um excelente autor, um dos melhores.
    Eu ainda não li essa série. Li As Cônicas de Arthur, é um livro muito bom. Na verdade são três livros. Eu recomendo
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thelma, ainda não li esses livros, mas está na minha lista.

      Excluir
  8. Li todos, menos o último.
    Vi que está lendo o ultimo. Vou esperar pela resenha.
    Amiga o 10 não é último soube que o Bernard está escrevendo o 12. Ainda tem muita história do nosso Uhtred.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já postei a resenha do livro Guerreiros na Tempestade. Tem mesmo.

      Excluir
  9. Bernard Cornwell o melhor escritor da atualidade.

    Trilogia As Crônicas de Artur

    O Rei do Inverno
    O Inimigo de Deus
    Excalibur

    Série A Busca do Graal

    O Arqueiro
    O Andarilho
    O Herege
    1356

    Série As Aventuras de Sharpe

    O Tigre de Sharpe
    O Triunfo de Sharpe
    A Fortaleza de Sharpe
    Sharpe em Trafalgar
    A Presa de Sharpe
    Os Fuzileiros de Sharpe
    A Devastação de Sharpe
    A Águia de Sharpe
    O Ouro de Sharpe
    A Fuga de Sharpe
    A Fúria de Sharpe
    A Batalha de Sharpe
    A Companhia de Sharpe
    A Espada de Sharpe
    O Inimigo de Sharpe
    A Honra de Sharpe
    O Regimento de Sharpe
    O Cerco de Sharpe
    A Vingança de Sharpe
    Sharpe em Waterloo

    Série As Crônicas Saxônicas

    O Último Reino
    O Cavaleiro da Morte
    Os Senhores do Norte
    A Canção da Espada
    Terra em Chamas
    Morte dos Reis
    O Guerreiro Pagão
    O Trono Vazio
    Guerreiros da Tempestade

    Série As Crônicas de Starbuck

    Rebelde
    Traidor
    Inimigo (Não publicado ainda no Brasil)
    Heroi (Não publicado ainda no Brasil)

    Outros livros

    O Condenado
    Stonehenge
    Azincourt
    O Forte
    Waterloo

    Essas são as obras desse autor maravilhoso. Já li a metade dos livros dele.
    Para saber mais sobre Bernard:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_Cornwell

    ResponderExcluir
  10. Oie.
    Ainda não li.
    Explicou muito sobre a série.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar. Assim que der responderei seu comentário. Deixe a URL do seu blog para que eu possa lhe fazer uma visitinha. Beijos!!!!