quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Como Fazer uma Boa Sinopse!




Olá, amigos e leitores!

Hoje vou colocar algumas dicas de como fazer um sinopse atraente para os leitores.
A sinopse de um livro é uma ferramenta de marketing muito eficaz, mas se você não tiver cuidado pode derrubar um bom livro. Por isso pense muito antes de publicar sua sinopse. A sinopse fará com que o leitor se conecte com a história do seu livro.

Minha primeira dica é:
Não exagere demais na descrição do seu livro. Seja breve. Você não precisa escrever um parágrafo que ninguém vai ler por completo. É preciso tentar dizer o máximo possível, mas sendo o mais breve que puder. Tente fazer sempre um início forte. O começo da sinopse deve ter um “gancho”, uma frase que apresente o conceito da história, uma frase que prenda a atenção do leitor.

Segunda Dica:
Faça um suspense, não entre em muitos detalhes sobre a história. Nunca revele a parte essencial da trama. É preciso criar o maior interesse possível para o livro, e quanto mais você insinuar sem mostrar, melhor. Como uma regra geral para as sinopses, você deve mencionar somente três personagens: o protagonista, o interessado amorosamente e o antagonista. Qualquer outro personagem que precisará mencionar deverá ser indicado por seu papel: o pai, o professor, etc.

Terceira Dica:
Cuidado com a gramática e a ortografia. Revise a sinopse quantas vezes puder. Se existem erros na sinopse, quem vai querer ler o seu livro?

O que você pode fazer primeiro? Faça um resumo de todo o seu livro. Depois veja os pontos altos da história e o desfecho. Depois do resumo feito, faça a sinopse com os pontos altos da história. Você pode fazer perguntas com o desfecho.

Terminou mais uma Dica da Autora, espero que gostem e aproveitem a dica.

O Ano de 2014 está terminando, quero desejar a todos os meus amigos e leitores um final de ano de muita festa e um 2015 repleto de realizações, com muita felicidade e muita saúde. Que em 2015 estejamos juntos como em 2014. Beijos e abraços da Autora Marcia Pimentel.


:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, Marcia.
    Continue ajudando os novos autores com a sua experiência.
    João Roberto

    ResponderExcluir
  2. Passando para desejar um feliz 2015.
    Parabéns pelo post bem explicado.
    Tenho certeza que ajudará muito os autores novatos.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar. Assim que der responderei seu comentário. Deixe a URL do seu blog para que eu possa lhe fazer uma visitinha. Beijos!!!!