sexta-feira, 2 de maio de 2014

Entrevista Com a Autora Nelly Garcia



Olá Amigos e leitores!

Hoje o blog está entrevistando a autora Nelly Garcia. Ela escreveu o livro Por Trás do Espelho, seu primeiro trabalho. Quero agradecer a disponibilidade da Nelly por conceder ao Blog Marcia Pimentel a entrevista.

Biografia da Autora:

Escritora carioca que reside em Castelo-ES desde os 02 anos de idade. Formada em Licenciatura em Letras, Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Pós-Graduada em PROEJA.
Suas primeiras histórias foram escritas ainda na 2ª série do Ensino Fundamental, contando histórias dos "Trapalhões", programa que marcou sua infância.
A partir daí escreveu várias histórias, cada uma com a linguagem própria da idade, entre os títulos vale ressaltar: "Quebrando muros"; Bahia, praia, amor" e Pássaro Cativo escrito em 2000. Infelizmente as obras não chegaram a ser publicadas.
Segundo a escritora "..."o livro deve prender a atenção do leitor a ponto de fazê-lo ler horas seguidas no desespero de saber o final da história."

Sinopse do livro Por Trás do Espelho 
 
Uma garota de 17 anos que enxerga nos estudos uma saída... Uma comunidade carente... Uma família destruída... Um rapaz de olhos assustadores...
Clara fará a maior de todas as escolhas: seguir o coração ou realizar seu sonho...
Mas algo nele a atraía, era mais forte, seus olhos... Desejava sua companhia, seu toque... ”O que estou fazendo comigo mesma?– desesperou-se Clara.”
- Você me persegue em pensamentos... Inferno , garota! – Ryan afastou-se. Ficou de costa para ela com uma das mãos esticada e apoiada na parede. A cabeça deitada no braço. Confuso com seus próprios pensamentos.
“Clara ainda sentia medo, mas a atração pelo rapaz era mais forte.”
“- Se você fizer todas as lágrimas que derramei voltarem... talvez eu possa perdoá-lo. – e caiu ajoelhada...”.

Vamos agora conhecer um pouco mais da autora Nelly Garcia.


Marcia Pimentel - Quando começou a escrever? E o que(ou quem) a motivou a escrever?

Nelly Garcia - Comecei ainda criança, aos 07 ou 08 anos, lembro que escrevia contos ( na época eu nem sabia o que era) sobre "Os Trapalhões". Minha mãe me deu uma caneta colorida e eu me realizava nas historinhas! Não sei dizer o que me motivou... Creio que seja a chance de fugir da realidade...

MP - No Brasil, sabemos que a leitura não é um hábito da população em geral. Quantos livros em média você lê por mês?

NG - Nossa, sou uma leitura voraz! Se gosto do livro leio em 02 ou três dias... Mas se não me chama muito a atenção, acabo esquecendo que ele existe... Lembro que li três livros da Série Hush Hush em quatro dias... (rs). Posso dizer que leio de 8 a 10 livros... Mas tem que chamar a atenção... Infelizmente abandono a leitura de alguns, é mais forte do que eu, tenho que me policiar nisso.

MP - Você encontrou dificuldades para publicar seu primeiro livro?

NG - POR TRÁS DO ESPELHO é a minha estreia literária, participei de um edital da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo e fui selecionada para publicação, mas antes deste concurso já havia enviado para uma editora e ela se interessou em publicar através de um selo para novos escritores, entretanto achei inviável. Sabemos que o investimento em escritores nacionais é muito pequeno, e as editoras têm apostados em escritores que já são sucesso em outros países, consigo também compreender o lado delas... Mas acredito que agora, com esse movimento para valorização dos escritores nacionais consigamos mudar esse triste cenário. Temos muita gente boa! E nossa literatura é excelente!!!!!

MP - Como seleciona os temas para suas histórias?

NG - Boa pergunta! Tenho uma veia social muito apurada... Sou idealista, sonhadora, quero mudar o mundo e a injustiça me deixa desolada... Talvez eu extraia de mim um pouco disso e injeto em minhas personagens... O enredo é consequência...

MP - Qual é a melhor coisa em ser escritora?

NG - Dar vida a uma personagem e ver outras pessoas sofrendo, rindo e chorando junto com ela... Gente, isso é indescritível!!!! Ter um bate-papo com um leitor sobre a Clara ou a Dona Vilma, como se elas fossem de carne e osso! Isso é incrível! É meu sustento!


MP - O que os leitores podem esperar do livro Por Trás do Espelho?

NG - Um lado da vida onde os meios não justificam os fins, mas te leva a compreender melhor as ações do ser humano. Todos temos cicatrizes... algumas tão profundas e sombrias que às vezes descobrir a verdade dói ainda mais...

MP - Nos conte um pouco mais sobre Clara e Ryan?

NG - Clara é uma adolescente sonhadora, acha que pode mudar o mundo... quer se formar em serviço social para ajudar a comunidade onde vive...
Ryan é um cara de olhos assustadores que sempre está vestido da mesma maneira...
Ele representa tudo  que ela deve se afastar, ela traz à tona os pecados dele... Mas o destino é implacável e, como se vivessem em um círculo, sempre estão perigosamente perto... Uma paixão arrebatadora que carrega segredos do passado...

MP - Se pudesse escolher a opinião de alguém (algum escritor, alguém que admira...) sobre o seu livro Por Trás do Espelho, quem seria? 

NG - Pergunta difícil! São tantos escritores que admiro, mas acho que a Tammy Luciano ou a Adriana Brazil... Sou fã delas de carteirinha!!!!

MP - Quais os seus projetos futuros?

NG - Estou escrevendo outro livro, um pouquinho além da metade... Quero que as pessoas se apaixonem pelas minhas personagens! Mergulhem nas histórias e torçam junto!!! O que mais quero é continuar escrevendo sempre!!!!

MP - Obrigada Nelly por ter nos contado um pouco sobre você e seus livros. Agora deixe um recado para os leitores e amigos do Blog Marcia Pimentel, e para quem deseja ser escritor(a).

NG - Queridos, não existe sensação mais poderosa do que realizar um sonho! Corram atrás de seus objetivos com unhas e dentes! Que a cada dia aprendamos a construir portas mesmo em muros maciços!!!!!


Deus?
Quem realiza nossos sonhos! Quem me faz respirar!

Filhos?
Amor, amor, amor...

Amor?
A essência de ser humano de verdade.


Saudade?
Uma carícia dolorosa...

Uma lembrança?
Dos momentos difíceis ao lado da minha mãe...

Um sonho?
A Literatura Nacional conquistar cada vez mais leitores...


Escrever?
Oportunidade de ser outra pessoa...

Uma viagem?
Todas oportunizadas pelos livros! Muito bom!!!!

Uma cor?
A cor dos olhos... Gosto de olhos cor de âmbar...

Um livro?  
Só um? A Saga do Tigre; O Pequeno Príncipe; Outono de Sonhos...


Um filme?
A vila ( apesar de ser um filme de suspense é um exemplo de vida!)

Uma frase?
"Posso nunca ter escrito os versos perfeitos, mas nunca tive medo de tentar escrevê-los"
(Marcos Bento)

Compre o livro na livraria CLUBE DE AUTORES
https://clubedeautores.com.br/book/160165--POR_TRAS_DO_ESPELHO


:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

2 comentários:

  1. Oi, Marcia
    Gostei muito de conhecer a Nelly.
    Fiquei curiosa para saber mais do livro por trás do espelho.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fátima!
    A Nelly é uma autora maravilhosa, com muita sensibilidade para montar sua história e seus personagens.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar. Assim que der responderei seu comentário. Deixe a URL do seu blog para que eu possa lhe fazer uma visitinha. Beijos!!!!