terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dica de Livro: Em Chamas - Suzanne Collins

Olá, amigos e leitores!
Mais um ano que se inicia e tenho certeza que continuaremos juntos. Meu primeiro post de 2014 começará com um livro que gostei muito de ler. Em Chamas. O segundo livro da trilogia Jogos Vorazes. Tenho certeza que todos gostarão dessa dica.


Sinopse:

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Opiniões sobre o livro:


"O melhor da trilogia.
É o meu livro favorito da série, por aprofundar mais nos personagens, no cotidiano, enfim, é o que considero mais completo dos três.
Tem suficiente da vida no Distrito 12(ainda que na aldeia), tem reviravoltas MUITO BOAS, sério, esse livro tem muitas partes legais, e elas surgem nos momentos em que você não espera. As sequências no Distrito 11 e a da cerca são exemplos disso, me deixaram muito fissurado na leitura, louco para saber o que ia acontecer depois. Toda a história foi melhor trabalhada do que a do primeiro, e ajudou a solidificar o perfil dos personagens. A parte menos interessante do livro para mim é justamente a principal, do Massacre - felizmente não é tão grande quanto se pode imaginar -, porque achei meio repetitiva, esperava que as diferenças do Massacre para os Jogos do livro anterior fossem mais significativas, que fosse uma arena totalmente diferente e etc, não me atraiu significativamente. Toda a construção da trama durante a turnê da vitória, a preparação e derivados, foi o que verdadeiramente me fez curtir. Recomendo."
Brino



"Em chamas
Nunca vi uma continuação tão emocionante!
A autora consegue não só manter a intensidade adquirida no primeiro livro, como consegue aumentá-la em dobro.

Katniss agora não tem mais que se preocupar com a possibilidade de ela e sua família morrerem de fome. Mesmo assim parece que agora ela tem um problema mais exaustivo e que ocupa a sua mente boa parte do livro: manter sua família e amigos em segurança. Depois de ficar sabendo que o seu ato impensado pareceu para a capital e os outros distritos como na realidade um ato de rebelião, uma pergunta não para de girar em sua mente. Qual será o plano da capital para puni-la?

Eu acho que o que eu mais apreciei nesse livro foi a humanidade da Katniss. Agora ela não parece um robô que, por mais que faça o discurso para si mesma de que quer salvar a família, age egoistamente.

Em Chamas foi muito mais humano e nós vemos agora mais claramente o afeto que Katniss nutre pelas pessoas que fazem parte de sua vida.

A última parte do livro é surpreendente, tem muita ação e nós vemos toda a cena dos Jogos mudando drasticamente. Um personagem que, eu acho que não é surpresa pra ninguém, me agradou muito foi Finnick Odair. Um ótimo lutador (uhum). Não quero me aprofundar no assunto porque qualquer coisa que eu fale sobre as partes finais pode ser spoiler e eu não quero estragar a leitura daqueles que ainda não leram.
Em Chamas é uma continuação à altura e uma perfeita margem para o final da trilogia. Recomendo!"
May



 "Em Chamas - Suzanne Collins
Katniss agora mora na Aldeia dos Vitoriosos ao lado de Haymitch e Peeta e ela se vê presa em uma personagem que finge amar Peeta mais do que tudo.
Diante de uma visita nada amigável do Presidente Snow, Katniss é obrigada a fazer de tudo para conter as rebeliões dos distritos, mas ao invés de conseguir controlar isso ela acaba se tornando um símbolo de resistência para os distritos.
Neste livro, Gale está mais envolvido com Katniss, mas nada além de um beijo acontece, afinal a situação da protagonista é bem delicada e ela sabe que qualquer deslize pode colocar a vida de todos que ela ama em grande perigo.
Em Chamas tem a melhor arena na minha opinião, ela é mais perigosa e bem mais elaborada que a primeira, a cada hora há um novo desafio para os tributos. Tributos que também se tornam uma grande surpresa.

Bem, esse é o meu livro favorito da trilogia e eu não saberia escolher a melhor parte. A cada capítulo uma nova surpresa. Desta vez a Suzanne me surpreendeu mais ainda, os personagens são incríveis e até os que já conhecemos pareceram amadurecer mais.
Todos já devem saber que em novembro temos o filme de Em Chamas, certo?
Eu tenho grandes expectativas para o filme, como achei a adaptação de Jogos Vorazes boa imagino que esta também seja. Pelo que eu já vi de fotos gifs e etc o filme promete ser bastante fiel ao livro, mas só poderemos ter certeza depois que assistirmos ao filme."
Fernanda


Opiniões tiradas do site Skoob.

Quem quiser ler o livro em PDF, é só enviar um email para marcia_pferreira@hotmail.com e lhe enviarei.





:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

4 comentários:

  1. Amiga, Feliz 2014!!!
    "Os amigos são como os radares de trânsito, mesmo que você não os veja, sempre estão por perto. Feliz Ano Novo!"

    ResponderExcluir
  2. Marcia, se tiver o livro em epub manda para mim.
    Você ainda tem o meu email?
    Vou ficar na espera.
    Beijos minha linda.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lídia!
    Um feliz 2014 para você também minha amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, tia!
    Tenho sim, já mandei para o seu email.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar. Assim que der responderei seu comentário. Deixe a URL do seu blog para que eu possa lhe fazer uma visitinha. Beijos!!!!