quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sobre o novo livro

Vou escrever um pouco sobre o meu próximo livro. O título é "O Destino de Uma Dama". Por que esse título? A história será contada por uma dama inglesa no século XVIII. Nesse primeiro livro será contada a história dessa dama. Ela irá entrar em contado com a revolução Jacobita. Conhecerá muitos jacobitas.

Gosto muito da história da Escócia, a Revolução Jacobita de 1745, a tentativa do povo escocês de restaurar o trono inglês para os Stuarts. É uma parte que me fascina. Por isso resolvi fazer um romance tendo como tema a Revolução Jacobita de 1745. 

O que é a Revolução Jacobita?

A Revolução Jacobita começou no final do século XVII, na Grã-Bretanha e Irlanda. Em 1688, aconteceu a revolução Gloriosa, onde o rei Jaime II, da dinastia Stuart, católico, foi removido do trono da Inglaterra, Escócia e País de Gales, e foi substituído por sua filha Maria II, protestante. Depois disso os Stuarts passaram a viver no continente europeu. Tudo isso aconteceu quando Jaime teve um filho, James Francis Edward Stuart, conhecido como The Old Pretender. O trono passaria para sua filha protestante, Maria. Mas, como o nascimento de um herdeiro homem, isso não mais aconteceria. O parlamento inglês, não querendo que um herdeiro católico no trono inglês. Através de uma conspiração, o parlamento inglês depos Jaime II e o substitui por sua filha Maria. Em 1689, Jaime tentou recuperar seu trono, mas foi derrotado em 1690 na Batalha de Boyne na Irlanda. Seu filho, James Francis Edward Stuart, também tentou recuperar o trono para os Stuarts. Foi em 1715, que ficou conhecida como  revolução jacobita de 1715, ou "o 15". Em 1745, seu filho Charles Edward Francis Stuart, foi para a Escócia e tentou recuperar o trono. O que ficou conhecido como a revolução Jacobita de 1745, ou "o 45".

Nota: Esse é só um pequeno resumo sobre a revolução Jacobita.


  Jaime II

 James Edward Francis Stuart

 Charles Edward Francis Stuart


Por que Jacobita?

O nome advém de Jaime II da Inglaterra e Jaime VII da Escócia, cujo nome em Latim era jacobus (Jacobita).

O emblema dos Jacobitas é a rosa branca, a White Rose of York; o Dia da Rosa Branca é celebrado em 10 de Junho, o aniversário de Jaime Francisco Eduardo Stuart, que caso tivesse tido êxito teria sido o Rei Jaime III de Inglaterra e VIII da Escócia.



:) :( ;) :D :-/ :P :-O X( :7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

15 comentários:

  1. Marcia, gostei muito sobre a explicação sobre o seu novo livro. Belo post. Caminhe assim, sempre seguindo em frente.

    Maurício

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maurício, para fazer esse livro tive que fazer uma grande pesquisa, o que fez com que eu me apaixonasse mais ainda pela história da Escócia.

    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi lindinha passando para uma visitinha e gostei muito.
    Parabéns bjos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da aula de história. Sou super fã de livros que contam história que aconteceram, que mesclam ficção com verdade. Parabéns pela pesquisa.


    Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta, que bom que a história do livro lhe interessou.

      bjs

      Excluir
  5. Oi lindinha, tava a procura de um bom livro de romance histórico e cheguei aqui kkkkk. Fiquei com muita vontade de ler seu livro. Gosto de romance que tem um fundo verdadeiro. Seu livro parece ser muito interessante.

    Obs: já ia me esquecendo kkkkk, lindo seu blog, simples e agradavél de se ler.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta, será um prazer que leia o meu livro, Eu também sempre gostei de ler romances com histórias verdadeiras. O livro parece que fica mais emocionante. Que bom que gostou do blog, seja sempre bem vinda.

      bjs

      Excluir
  6. Até então, eu ignorava totalmente essa curiosa história. O fato, no entanto não é novo, ou seja, homens subindo ilegitimamente ao poder, á base de conspirações. Parabens por presentear teus leitores com esse banho de cultura, Marcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar, que bom que gostou da história. A história da Revolução Jacobita é muito interessante.

      bjs

      Excluir
  7. Oi querida adorei sua explicação sobre a Conspiração Jacobita. Precede de alguma fonte? Estou estudando sobre, mais não encontro fontes confiáveis sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Para escrever esse livro e também os outros quatro que acompanham a série, precisei fazer muitas pesquisas. Primeiro fui em várias bibliotecas aqui no Rio, mas encontrei muito pouco sobre esse assunto. Quando encontrava era algo muito superficial. Graças a internet pude visitar bibliotecas online da Escócia e foi lá que consegui reunir um material bem vasto sobre essa época e sua revolta. Foi uma pesquisa que levou quase dois anos. Foi uma pesquisa que me deu muito prazer e que também me trouxe muito conhecimento.
      Claro que me deu muito trabalho, pois tudo estava em inglês, mas nada que o google tradutor não tenha resolvido.
      Boa sorte com suas pesquisas.

      Excluir
  8. Oi querida adorei sua explicação sobre a Conspiração Jacobita. Precede de alguma fonte? Estou estudando sobre, mais não encontro fontes confiáveis sobre.

    ResponderExcluir
  9. Oi querida adorei sua explicação sobre a Conspiração Jacobita. Precede de alguma fonte? Estou estudando sobre, mais não encontro fontes confiáveis sobre.

    ResponderExcluir
  10. Oi querida adorei sua explicação sobre a Conspiração Jacobita. Precede de alguma fonte? Estou estudando sobre, mais não encontro fontes confiáveis sobre.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar. Assim que der responderei seu comentário. Deixe a URL do seu blog para que eu possa lhe fazer uma visitinha. Beijos!!!!